Dia dos Pais: varejo de cervejas, experiências cervejeiras, de panificação e de beleza esperam boas vendas

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O Dia dos Pais está chegando. Tanto os filhos que pretendem presentar, quantos os donos de pequenos negócios que planejam aproveitar a data para aumentar as vendas devem estar preparados e não deixar os preparativos para a última hora. Entre os setores que mais se destacam no mercado, nessa data festiva, os de cosméticos, panificação e cervejas artesanais estão com a expectativa de aumentar o faturamento com os presentes programados para ser entregues no segundo domingo de agosto.

Desde a pandemia, o segmento de cervejarias tem apresentado um crescimento consistente de aproximadamente 10% ao ano. Só em 2022, foram 166 novas empresas no mercado, regularizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), totalizando mais de 1,7 mil cervejarias. A estimativa é de que, somadas aquelas em processo de certificação, existam mais de 3 mil pequenos negócios do setor no Brasil.

“Há uma inclinação para bares e restaurantes comercializarem estes produtos para esta data. Além disso, qual é o pai que não gosta de receber um presente desses, um kit com a cerveja e o que combina com ela? Além de agradar, o custo para quem presenteia pode sair por um preço bem razoável”, comenta o analista de Competitividade do Sebrae, Vicente Scalia.

Vicente também chama a atenção para o mercado que as padarias passaram a ocupar nos últimos tempos, que vai muito além do simples pão. “Há uma variedade de serviços. Tem o almoço completo, para ninguém precisar ir para a cozinha ou enfrentar a fila nos restaurantes, tem pizzas. Há espaço também para aqueles que buscam alimentação saudável”, comentou.

Beleza
Um dos setores que também está em alta para o público masculino é o de beleza, dos cuidados com a aparência. “A gente já tem um número expressivo de pais consumindo, frequentando as lojas à procura de um perfume, de algum produto para a barba. Não há mais essa resistência de que este mercado não é para os homens”, ressalta o analista do Sebrae. Vicente lembra, entretanto, que mesmo com as novidades, muitos filhos não querem arriscar e acabam optando pelo caminho “tradicional”: um sapato, uma gravata, uma blusa ou até uma cesta de café da manhã. “O importante é estar com a família nesta data especial”, completa.

Dicas
O analista do Sebrae enumera algumas dicas fundamentais para os pequenos negócios para não perder vendas neste momento. A primeira é estar alerta ao estoque. “É preciso estar atento com o estoque para poder fazer uma promoção, uma campanha e ter produtos de retaguarda e preparar o seu estabelecimento”, explica. Além disso, o gestor ressalta a importância da propaganda, seja pelas redes sociais, pelo WhatsApp ou até pelo carro de som (nas pequenas cidades) para tentar atrair os clientes.

“Um pilar que é importante para o pequeno negócio, é a gestão, entender sobre fluxo de caixa, se você está alinhado com seus fornecedores. Para isso, os empreendedores têm o diversos cursos on-line disponibilizados pelo Sebrae e que vão ajudar a entender cada passo que é necessário ser dado”, orienta Vicente.

Negócios para atender a todo tipo de pai
O Sebrae criou uma página em seu portal que reúne uma série de dicas voltadas para diferentes tipos de pai (Descolado, Nerd, Tradicional e Aventureiro). Mas algumas orientações valem para todo tipo de negócio e podem se aplicadas por empreendedores de qualquer segmento de atividade e perfil.

Treine a sua equipe
Nessas datas, o volume de clientes costuma ser maior, portanto preparar os colaboradores deve ser uma prioridade. Lembre-se de que um bom atendimento é essencial não só para a satisfação dos clientes, mas também para a fidelização desse público. Características como agilidade, empatia e atenção devem ser reforçadas.

Comunicação visual: faça sua loja ser notada
Investir em uma boa campanha pode ajudar na hora de chamar a atenção dos clientes. Usar redes sociais como o Instagram ou o Facebook para divulgar ofertas e promoções especiais para o dia garante que o público saiba que vai encontrar o serviço que procura. Imagens que representam a família, além de divulgar os serviços e produtos, podem criar um sentimento de afinidade e construir laços com os clientes.

Use mídia e comunicação indoor

A Mídia Indoor é uma tecnologia perfeita para varejistas informarem ofertas e interagirem com os clientes no momento que eles estiverem nas lojas e unidades. E para tornar sua comunicação interna mais efetiva, a Tribe Tecnologia desenvolveu o serviço de TV Corporativa, também chamado de Sinalização Digital, que consiste na instalação de aparelhos televisores que ficam distribuídos estrategicamente dentro de empresas ou indústrias. 

Considere o modelo on-line para atingir mais clientes
Há uma tendência cada vez maior dos consumidores de comprarem a maior parte de seus presentes pela internet, utilizando canais diversos. Seja pela expansão da cobertura de internet, seja pelo número cada vez maior de usuários de smartphones, o fato é que consumir produtos sem sair de casa tem se mostrado uma atividade bastante popular nos dias de hoje.

Nesse sentido, investir no e-commerce pode ser uma boa ideia para quem quer atingir um público ainda maior. Aproveite que a internet é estratégica para a venda de qualquer produto e confira o passo a passo para empreender on-line de maneira eficiente e lucrativa.

Fidelização – a conquista de clientes
Exclusividade e vantagens são bons atrativos para quem quer fidelizar clientes. Por isso, elabore promoções e campanhas voltadas a quem é cliente VIP, por exemplo. Fidelize também quem já é seu consumidor. Envie e-mails com conteúdos relevantes para seus clientes e demonstre como eles são importantes. Além disso, comunique o recebimento de produtos recém-lançados para aumentar as chances de retorno do público.

Tribe Tecnologia na sua empresa

A Tribe Tecnologia tem se destacado como uma das principais empresas parceiras para as demandas de tecnologia da informação das empresas em Curitiba. Com uma equipe altamente qualificada e comprometida em fornecer soluções personalizadas e eficientes, a empresa tem se tornado referência no mercado de tecnologia na cidade.

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Atualmente, a empresa atende várias empresas com sedes únicas mas também com diversas filiais ou em rede do tipo franquias de diversos segmentos como alimentação, serviços financeiros, estética e bem-estar.

Desde 2010, a Tribe Tecnologia vem desenvolvendo atendimento e suporte de T.I. para empresas de diversos portes e segmentos nas mais diferentes cidades do Brasil. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias
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