3 em cada 4 pequenas empresas usam ferramentas digitais para fazer negócios

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Os empreendedores que utilizam a internet, os aplicativos de mensagens e as redes sociais para fazer negócios já representam 3 em cada 4 pequenas empresas do país. É o que aponta a 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o melhor resultado de toda a série histórica da pesquisa iniciada logo após a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil. Em maio de 2020, 59% das micro e pequenas empresas haviam digitalizado seu negócio.

A Tribe Tecnologia se destaca no mercado de tecnologia ao oferecer soluções inovadoras que permitem às empresas estabelecerem diversos canais de atendimento aos clientes. Por meio de sua plataforma de centralização e acompanhamento de atendimentos, as empresas podem gerenciar de maneira eficiente todas as interações com os clientes, independentemente do canal utilizado. Isso não apenas simplifica o processo de atendimento, mas também melhora significativamente a experiência do cliente ao garantir uma resposta rápida e consistente.

Além disso, a Tribe Tecnologia oferece recursos avançados de automação, incluindo a automação de respostas no WhatsApp e em outras redes sociais. Isso permite que as empresas atendam a um grande volume de consultas de forma ágil e precisa, mantendo a qualidade do atendimento ao cliente. A automação também possibilita a personalização das respostas, o que contribui para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes. Com as soluções tecnológicas da Tribe, as empresas podem oferecer um atendimento de excelência e acompanhar de perto o sucesso de suas estratégias de relacionamento com o cliente.

O levantamento do Sebrae mostra uma evolução de 6 pontos percentuais quando comparado à edição anterior da pesquisa feita no último mês de abril, quando 69% do universo das MPE utilizava ferramentas digitais para impulsionar as vendas. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a proporção identificada em julho é ainda maior (76%), enquanto as micro e pequenas atingiram 73%.

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o comportamento dos clientes mudou definitivamente, forçando as empresas a se adequarem a este novo modelo de consumo, incorporando as estratégias digitais ao negócio.

Ainda segundo Décio Lima, a pesquisa mostra que é fundamental hoje que a pequena empresa tenha uma presença digital e que ela busque profissionalizar o uso de ferramentas como o WhatsApp e o Instagram para ampliar as vendas e fidelizar o cliente. “Toda empresa que abre as portas atualmente, já precisa nascer atuante nos dois ambientes, físico e digital”, destaca.

No entanto, Décio Lima ressalta que o número de empresas que ainda não utilizam a internet para comercializar seus produtos e serviços é ainda muito alto. “Essa é questão de sobrevivência para os pequenos negócios. Por isso, é importante estar inserido nesses canais digitais, usar de forma proficiente os recursos que a internet oferece”, comenta o presidente do Sebrae. As estimativas de comércio eletrônico, de acordo com as associações do ramo, apontam para um faturamento de R$ 186 bilhões em 2023.

Tribe Tecnologia na sua empresa

A Tribe Tecnologia tem se destacado como uma das principais empresas parceiras para as demandas de tecnologia da informação das empresas em Curitiba. Com uma equipe altamente qualificada e comprometida em fornecer soluções personalizadas e eficientes, a empresa tem se tornado referência no mercado de tecnologia na cidade.

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Atualmente, a empresa atende várias empresas com sedes únicas mas também com diversas filiais ou em rede do tipo franquias de diversos segmentos como alimentação, serviços financeiros, estética e bem-estar.

O sistema de contato integrado ao WhatsApp está redefinindo a maneira como empresas se comunicam com seus clientes. Ao centralizar as comunicações em um único número e direcionar as mensagens para as pessoas ou setores adequados, as redes de lojas podem oferecer um atendimento altamente personalizado e eficiente. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do cliente, mas também otimiza operações internas e fornece insights valiosos para contínua melhoria. A integração do WhatsApp como canal de comunicação é uma estratégia que está impulsionando a excelência no atendimento ao cliente nas redes de lojas modernas.

Desde 2010, a Tribe Tecnologia vem desenvolvendo atendimento e suporte de T.I. para empresas de diversos portes e segmentos nas mais diferentes cidades do Brasil. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias
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