Setor de alimentação fora do lar está otimista com a Copa do Mundo

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Pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor de alimentação é o mais otimista com o aquecimento das vendas nos próximos meses. Os donos de pequenos negócios desse segmento esperam um crescimento de 35% do faturamento, impulsionado principalmente pelo início da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro.

O setor de alimentação fora do lar reúne cerca de um milhão de negócios e gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, o que representa atualmente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB). O segmento foi um dos mais impactados no período mais duro da pandemia de Covid-19, quando cerca de 335 mil negócios fecharam as portas em definitivo e 1,3 milhão de trabalhadores foram demitidos. Essas empresas vêm mostrando crescimento, em 2022, com o aumento de 25% na contratação de pessoal. Além disso, 60% estão contratando para compor a equipe e se prepararem para o aumento da demanda da copa do mundo e dos eventos de fim de ano.

Promoção para ter mais clientes durante a Copa do Mundo

Você precisa divulgar promoção da sua loja, mas não sabe por onde começar? Trata-se de um problema muito comum entre os varejistas, principalmente quando há mercadorias estocadas e é preciso estimular o giro de produto para não ter prejuízos financeiros.

Com isso, surge o desafio de incentivar os clientes a comprarem mais, bem como escolher os canais de comunicação mais eficientes para promover o negócio. Pensando nisso, listamos neste post algumas dicas de como divulgar promoção da sua loja. Acompanhe a seguir!

1. Faça um planejamento

O primeiro passo é fazer um planejamento da ação. Para tanto, pense em situações como essas para traçar seus objetivos: existe muito estoque que não sai de jeito nenhum ou tem uma data comemorativa se aproximando?

2. Conheça o seu cliente

O mais importante ao formular uma estratégia de divulgação de promoções é conhecer o público-alvo. Isso permite a elaboração de estratégias mais eficientes, ao ajudar na escolha do melhor tipo de promoção e canal de comunicação. (Conheça os players de mídia indoor desenvolvidos pela Tribe Tecnologia)

3. Esteja atento às datas especiais

O calendário do varejo é voltado às datas comemorativas, porém, você tem, geralmente, cerca de 365 oportunidades para vender mais. Geralmente as empresas focam no Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal ou Ano Novo para venderem.

Mas que tal inovar e aproveitar as datas que estejam relacionadas ao seu ramo de negócio? Portanto, se você vende produtos de papelaria, pode aproveitar o início do ano para faturar mais.

Aproveite também para realizar promoções de férias, para o Dia do Consumidor, aniversário da empresa e até da cidade onde o seu negócio físico está localizado.

4. Escolha o tipo de promoção

É fundamental saber como utilizar adequadamente cada tipo de promoção. São três as principais formas de divulgar:

  • progressiva: quanto mais o cliente compra, mais desconto ele terá;​
  • cupom de desconto: são feitos por parcerias estratégicas que oferecem cupons direcionados para a sua empresa;
  • descontos tradicionais: geralmente são feitos para lançamentos de novos produtos ou para estimular o giro de mercadorias paradas.

A persuasão é uma arma muito poderosa na hora de encantar e atrair a atenção do cliente. Ao colocar em prática essas promoções, invista no anúncio. Para tanto, utilize frases como “promoção imperdível: descontos de até X% nas suas compras” ou “a cada produto, ganhe X% de desconto na compra”.

5. Divulgue a sua promoção

Na era digital, utilize a web para promover o seu negócio. Você pode investir em campanhas de e-mail marketing e usar as redes sociais, pois são uma opção de marketing de baixo custo, que permite interação e divulgação.

Com um pequeno investimento em links patrocinados e campanhas ads, você garante que os seus seguidores saibam da sua promoção. Potencialize a sua divulgação por meio do uso de hashtags e landing pages para o seu site.

Nos casos de lojas físicas, não se esqueça de investir em visual merchandising, capriche nas vitrines, prateleiras e outras mídias como as telas do empreendimento (Confira as oportunidades de Mídia Indoor que a Tribe Tecnologia desenvolve).

Perceba então que sem divulgar promoção não é possível ter sucesso com essa estratégia. Por isso, aproveite as nossas dicas, diferencie-se dos seus concorrentes e crie mais oportunidades de vendas para o seu negócio.

Tribe Tecnologia

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

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