Saiba como a presença digital e suportes tecnológicos podem ampliar as vendas do pequeno negócio

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Com a pandemia da Covid-19, a comercialização on-line e com suportes tecnológicos de serviços e produtos foi acelerada e hoje é difícil encontrar alguém que não tenha experimentado alguma ferramenta digital no seu dia a dia, como um aplicativo de transporte de refeições, ou participado de uma reunião de trabalho virtualmente. A transformação digital já é uma realidade e os donos de pequenos negócios podem e devem fazer parte desse mundo.

Levantamento feito pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre fim de abril e início de maio deste ano, apontou que em média 71% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), utilizam canais digitais como redes sociais, aplicativos ou internet para vender. Os dados fazem parte da 14ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios.

Muitos empreendedores ainda acham que as possibilidades do mundo digital são restritas a grandes empresas ou demandam altos investimentos. Ao contrário do que alguns pensam, a presença digital tornou-se fundamental para as empresas de todos os portes e segmentos.

Para aqueles que ainda estão inseguros sobre como aproveitar as oportunidades do ambiente digital, ou consideram que sua empresa é mais tradicional ou conversadora, o Sebrae recomenda uma mudança cultural do negócio, sem a qual nada acontece. Para garantir o sucesso dessa jornada é necessário “virar a chave”, ou seja, pensar em inovação e transformação digital dentro do seu empreendimento.

Avalie o que funciona e o que não funciona e pesquise o que pode ser melhorado. Um bom atalho é estudar o que os concorrentes e o mercado em geral estão fazendo. Além disso, permita que outras pessoas dentro do negócio, como seus colaboradores, opinem sobre o tema, criando um ambiente para compartilhamento de insights inovadores.

Um terceiro passo é conhecer muito bem o seu cliente, o que ele faz, pensa, valoriza e como se comunica. Para isso, utilize da sua experiência para reunir essas informações ou escolha um software à disposição no mercado para contato com o cliente. Nas redes sociais, o uso de enquetes também pode auxiliar nesta tarefa. Lembre-se que a jornada do consumidor está cada vez mais digital, seja pesquisando ou realizando a compra.

A partir dessas análises é possível traçar um pequeno roteiro que levará o seu negócio a encontrar as melhores soluções para percorrer o caminho da transformação digital. Confira abaixo os próximos passos:

  1. Defina quais são as inovações necessárias – em tecnologia, marketing, processos etc.
  2. Escolha as melhores ferramentas a serem utilizadas, telas para venda ou publicidade por exemplo.
  3. Organize um cronograma de implantação adequado a seu fluxo de caixa.
  4. Avalie os resultados das modificações implementadas.
  5. Corrija os erros e comece todo o processo novamente.
  6. Tecnologia sempre atualizada para otimização do trabalho do staff
  7. Centrais telefônicas que agilizem o atendimento entre departamentos, filiais, unidades e os clientes, como as centrais VoIP

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Com informações da Agência Sebrae de Notícias
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