Como aproveitar o Dia dos Pais para aumentar as vendas dos pequenos negócios
No próximo dia 14 de agosto será comemorado o Dia dos Pais no Brasil. A data é uma das mais importantes do calendário do comércio e abre a programação das promoções do segundo semestre, que ainda conta com o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Um levantamento feito pelo Sebrae, em 2021, mostrou que além dos pais (27%), os maridos, companheiros, noivos e namorados (31%) estão entre as figuras mais presenteadas nesta data. Para os empresários que pretendem impulsionar as vendas nesse período, ainda dá tempo de implementar algumas mudanças e estratégias.
Do presente tradicional ao inovador, o Dia dos Pais traz oportunidades para os mais diferentes setores de atividades. Segundo o levantamento do Sebrae, os presentes mais lembrados foram: vestuário (43%); cosméticos, perfumes, colônia pós-barba (21,4%); comidas para almoço ou jantar (10,1%); chocolates (9,1%), além de bebidas e vinhos (9,1%).
Planejamento é palavra de ordem
Para os empresários que pretendem aproveitar a data para potencializar os negócios, a principal recomendação do Sebrae é planejar. Isso significa, por exemplo, organizar e preparar a equipe, ampliar a presença digital, organizar os estoques, ativar o relacionamento com os clientes, entre outras providências necessárias.
Tudo começa com a gestão do estoque da empresa. O Sebrae tem orientações que ajudam os donos de pequenos negócios na tomada de decisões. Uma das principais regras para alcançar bons resultados é contar sempre com carros-chefes, que são aqueles 20% de produtos que representam 80% das vendas. Os empresários precisam se programar para não deixar faltar na prateleira esses itens que funcionam como principais atrativos da clientela.
O passo seguinte é fazer com que o público potencial saiba como a empresa se organizou para atender às expectativas dos consumidores no período. Nesse sentido, vale a pena lançar mão das redes sociais onde a marca está presente, além de usar os aplicativos de mensagem para falar diretamente com antigos clientes.
Uma equipe de vendedores preparados é outro passo fundamental para alcançar bons resultados nas vendas do Dia dos Pais e de outras datas comerciais. Além de conhecer os produtos da empresa, os funcionários precisam ouvir e entender as necessidades dos clientes.
Confira outras sugestões do Sebrae:
- Mostre para seu cliente como, principalmente em momentos de crise, devemos demonstrar que nos importamos com quem amamos. Que tal incentivá-lo a comprar o seu produto e pedir para entregar na casa do seu pai e surpreendê-lo? Que tal oferecer também a oportunidade de incluir uma mensagem personalizada com o presente?
- Agora é a hora de realmente conhecer o seu cliente! Esse é o principal caminho para traçar qualquer estratégia do negócio. Entenda o melhor jeito de suprir suas necessidades. Algumas simples perguntas nos stories do Instagram já podem ajudar a entendê-lo melhor. Manter contato constante também é muito importante, e você pode usar o WhatsApp para isso.
- Centralize o contato com seu cliente por meio de um único número de telefone entre todas as suas unidades ou filiais e distribua a comunicação de forma mais eficiente. (saiba como)
- Aguce consumo dos seus produtos junto àquelas pessoas que visitam seu estabelecimento por meio de menu boards com campanhas da temporada, informações, mensagens direcionadas e também ofertas especiais. (saiba como)
- Disponibilize equipamentos avançados e atualizados para seu staff terem sempre eficiência no trabalho. (saiba como)
- Mostre para o seu seguidor que seu produto pode complementar outros presentes, mostre ideias de cestas ou caixas com seus produtos dentro.
- A venda em si pode ser feita pelo WhatsApp Business, por exemplo. Não crie barreiras para o seu cliente, já mande as opções de pedido, de forma clara e prática, envie o link de pagamento, oriente sobre a forma de entrega ou retirada. De todas as maneiras, facilite a compra, assim fica mais fácil de manter seu cliente.
- Além de vender, usar o WhatsApp é ótimo para que você tenha os contatos de todos seus clientes. Isso estreita seu relacionamento com eles e o número de celular facilita na hora do contato. Avalie outros canais de venda interessantes, como os aplicativos de delivery.
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Com informações da Agência de Notícias do Sebrae