Movimento do Comércio avança 0,9% em novembro

 em blog, Comunicação, Economia, TV CORPORATIVA, voip

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o território nacional, registrou elevação de 0,9% entre os meses de outubro e novembro, na análise dos dados dessazonalizados, avançando pelo segundo mês consecutivo após recuar 0,7% em setembro.  

A média dessazonalizada do trimestre móvel encerrado em novembro ainda aponta leve queda de 0,1% na comparação com o trimestre encerrado em agosto. Por outro lado, na série de dados originais, a variação contra o mesmo período do ano passado aponta um crescimento de 3,8%.

Ainda considerando os dados originais, o indicador subiu 3,6% na comparação interanual e isso fez com que os resultados acumulados se mantivessem numa trajetória de crescimento acelerado. No ano a alta do indicador, que estava na marca de 1,0% até o mês de outubro, atingiu 1,3% com os dados de novembro e no acumulado em 12 meses o Movimento do Comércio se firmou de vez no campo positivo com alta de 0,6%.

Comércio varejista tem alta

Depois de um 3º trimestre, naturalmente, mais fraco, quando caiu 0,3% em comparação ao 2º trimestre do mesmo ano, o indicador tem antecipado uma melhora no varejo, ainda que, na margem, ela seja tímida. A expectativa é de que esse ritmo seja mantido em dezembro, de modo que o 4º trimestre deverá ser positivo em relação aos demais.

“O varejo está mais aquecido no 4º trimestre e esse período tem sido o motor do setor, que deixou para trás uma retração na análise de longo prazo, que começou em maio e se estendeu até setembro. A base de comparação não é forte, o que também ajuda a explicar essa melhora, mas há outros fatores tão importantes quanto este. O mercado de trabalho está mais aquecido, a taxa de desemprego vem caindo mês a mês, chegou a 8,3% em outubro de acordo com o IBGE e este é o menor nível de desemprego desde maio de 2015. A renda média real continuou melhorando e vale ressaltar que no final 3º trimestre ela já estava num nível médio acima daquele observado no 4º trimestre do ano passado. Ainda temos o pagamento da segunda parcela do 13º salário que, junto aos demais fatores, deve amenizar o impacto de uma inflação ainda elevada, além do impacto do aumento dos juros. O ano de 2022 deve se encerrar de forma positiva, mas o varejo também deve se preparar para os desafios que viram no próximo ano”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Tribe Tecnologia

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário