Curitiba já anunciou programação de Natal; Sua empresa está pronta para essa data?
Com o tema Celebre a Vida, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 começa no dia 23 de novembro e, como nos últimos cinco anos, será uma das maiores programação de fim de ano do país. Serão 31 dias de atrações, entre autos, corais, concertos, óperas, balés, circuitos de carro (drive-thru) e feiras, que ocorrerão até 23 de dezembro. Árvores de Natal, estrelas de Belém, guirlandas, rosáceas, contornos de luz e concertos luminosos também vão se espalhar pelo Centro e bairros, enchendo os olhos de quem percorre espaços públicos da cidade. As atrações, é claro, serão um convite para aquele registro de fotos e vídeos nas redes sociais. A decoração da sexta edição do Natal de Curitiba ficará montada até o dia 8 de janeiro.
Dicas para empresas
Planejamento é palavra de ordem
Toda a atmosfera natalina também é um convite aos moradores e turistas realizarem passeios e consumir nas empresas da cidade. Para os empresários que pretendem aproveitar a data para potencializar os negócios, a principal recomendação do Sebrae é planejar. Isso significa, por exemplo, organizar e preparar a equipe, ampliar a presença digital, organizar os estoques, ativar o relacionamento com os clientes, entre outras providências necessárias.
Tudo começa com a gestão do estoque da empresa. O Sebrae tem orientações que ajudam os donos de pequenos negócios na tomada de decisões. Uma das principais regras para alcançar bons resultados é contar sempre com carros-chefes, que são aqueles 20% de produtos que representam 80% das vendas. Os empresários precisam se programar para não deixar faltar na prateleira esses itens que funcionam como principais atrativos da clientela.
O passo seguinte é fazer com que o público potencial saiba como a empresa se organizou para atender às expectativas dos consumidores no período. Nesse sentido, vale a pena lançar mão das redes sociais onde a marca está presente, além de usar os aplicativos de mensagem para falar diretamente com antigos clientes.
Uma equipe de vendedores preparados é outro passo fundamental para alcançar bons resultados nas vendas em todas outras datas comerciais. Além de conhecer os produtos da empresa, os funcionários precisam ouvir e entender as necessidades dos clientes.
Confira outras sugestões do Sebrae:
- Mostre para seu cliente como, principalmente em momentos de crise, devemos demonstrar que nos importamos com quem amamos. Que tal incentivá-lo a comprar o seu produto e pedir para entregar na casa do seu pai e surpreendê-lo? Que tal oferecer também a oportunidade de incluir uma mensagem personalizada com o presente?
- Agora é a hora de realmente conhecer o seu cliente! Esse é o principal caminho para traçar qualquer estratégia do negócio. Entenda o melhor jeito de suprir suas necessidades. Algumas simples perguntas nos stories do Instagram já podem ajudar a entendê-lo melhor. Manter contato constante também é muito importante, e você pode usar o WhatsApp para isso.
- Centralize o contato com seu cliente por meio de um único número de telefone entre todas as suas unidades ou filiais e distribua a comunicação de forma mais eficiente. (saiba como)
- Aguce consumo dos seus produtos junto àquelas pessoas que visitam seu estabelecimento por meio de menu boards com campanhas da temporada, informações, mensagens direcionadas e também ofertas especiais. (saiba como)
- Disponibilize equipamentos avançados e atualizados para seu staff terem sempre eficiência no trabalho. (saiba como)
- Mostre para o seu seguidor que seu produto pode complementar outros presentes, mostre ideias de cestas ou caixas com seus produtos dentro.
- A venda em si pode ser feita pelo WhatsApp Business, por exemplo. Não crie barreiras para o seu cliente, já mande as opções de pedido, de forma clara e prática, envie o link de pagamento, oriente sobre a forma de entrega ou retirada. De todas as maneiras, facilite a compra, assim fica mais fácil de manter seu cliente.
- Além de vender, usar o WhatsApp é ótimo para que você tenha os contatos de todos seus clientes. Isso estreita seu relacionamento com eles e o número de celular facilita na hora do contato. Avalie outros canais de venda interessantes, como os aplicativos de delivery.
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com informações da Prefeitura de Curitiba e Agência Sebrae de Notícias. Foto: Foto: Hully Paiva/SMCS