A importância dos cardápios e a evolução deles para telas e códigos interativos

 em Sem categoria

O cardápio carrega a essência da identidade de um empreendimento de alimentação fora do lar e sintetiza a forma com é feita a comunicação com o cliente. Despertar a curiosidade e o interesse é uma das razões de ser dos menus, ao mesmo tempo em que apresenta as informações essenciais para que o consumidor tome a decisão do que consumir com segurança.

A criatividade no momento de expor a comida ou a bebida no cardápio, pode ser um diferencial para atrair mais clientes. Nomes diferentes chamam a atenção de quem procura novidade, e como o cardápio é o seu primeiro vendedor ele deve ser bem elaborado.

Como ferramenta de comunicação, o menu pode alinhar conteúdos divertidos e se tornar uma ótima oportunidade para se diferenciar da concorrência.

Vale citar ainda que muitos negócios aproveitam o cardápio para contar um pouco de sua história, apresentar conteúdos diferenciados com os produtos, criando vínculos com os clientes. Por fim, o garçom ou atendente representam como atores essenciais para o sucesso do cardápio, ao apoiar a sua utilização, sugerir produtos e auxiliar o cliente em sua experiência no estabelecimento.

Cardápio em telas digitais vs Cardápio físico

É inegável o papel essencial que os cardápios digitais e telas são importantes para o primeiro contato com o cliente. Por oferecerem uma solução “contactless”, ou sem contato, o menu digital oferece ao cliente a informação rapidamente e de forma imediata, até antes mesmo desse cliente estar diante do balcão de pedidos ou da mesa de refeição.

Confira algumas dicas do Sebrae para um cardápio de sucesso

Planejado: Leva em consideração: o público-alvo, o ambiente, os aspectos regionais e locais, os tipos de refeições oferecidas, o orçamento, os alimentos protagonistas, as técnicas culinárias, os equipamentos de cozinha, a apresentação dos pratos e a capacitação da equipe.
Atrativo: Combina um design criativo com informações bem-organizadas, pensando em uma leitura rápida e objetiva.
Informativo: Fornece todas as informações que o cliente precisa para tomar uma decisão com segurança.
Ilustrativo: Possui fotografias de alta qualidade dos produtos

Mídia interna em telas digitais

Mídia interna ou Mídia Indoor é todo e qualquer tipo de propaganda ou divulgação feita dentro de um qualquer estabelecimento, especialmente em locais de espera forçada como: filas, recepções, elevadores, ônibus entre outros. Atualmente a mídia indoor se estende ao termo chamado ativação indoor, que engloba toda e qualquer ação que coloca a marca em contato direto com o consumidor. São projetos especiais desenvolvidos para atender as necessidades de cada anunciante, que tem por tendência natural o objetivo de se aproximar cada vez mais do seu público-alvo.

Por outro lado, estudos comprovaram que a atenção das pessoas à mídia interna é muito superior se comparada com a atenção dispensada às mídias exteriores, e função principalmente da pouca concorrência, por estarem geralmente em ambientes fechados.

Nos últimos tempos, vem se destacando a utilização de meios eletrônicos para veiculação de campanhas de mídia interior, sobretudo, pela velocidade e dinamismo oferecidos, aliada à redução dos preços de monitores de plasma e de microcomputadores, elementos indispensáveis neste tipo de comunicação.

Cardápios no smartphone do cliente

E a tecnologia também proporciona comodidades bem particulares na experiência do consumidor dentro do estabelecimento. A realização de cardápios lincados a partir de códigos, otimizam o atendimento ao cliente já que ele não vai precisar esperar que um cardápio impresso ou que o atendente venha até ele para informar os produtos e serviços do local. Trata-se de uma das alternativas mais viáveis para pequenos bares e restaurantes, o cardápio QR Code funciona com a instalação de um pequeno banner ou adesivo com o código nas mesas e diversos pontos do estabelecimento.

Tribe Tecnologia

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações de Governo e pública, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

Com informações da Agência de Notícias do Sebrae
Postagens Recentes

Deixe um Comentário