Supermercados prontos para os clientes? Consumo nos Lares encerra primeiro semestre com alta de 2,47%
O Consumo nos Lares Brasileiros medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) encerrou o semestre com alta de 2,47%. Na comparação de junho com o mesmo mês do ano passado, a alta é de 6,96%. Ante maio, o indicador apresentou alta de 0,55%. O resultado contempla os formatos de loja, atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce.
Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a entidade, o aumento do consumo foi influenciado pelo montante de cerca de R$ 85,4 bilhões em recursos dos programas de transferência de renda do governo federal como o Bolsa Família, o Primeira Infância (a partir de março), o Benefício Variável Familiar (a partir de junho) e os Auxílios Gás pagos em fevereiro (R$ 112,00), abril (R$ 100,00) e junho (R$ 109,00).
Além disso, os reajustes do salário-mínimo em janeiro e em maio, os reajustes das bolsas da educação Capes e CNPQ, os reajustes dos servidores civis do Poder Executivo, o resgate do PIS/Pasep, o pagamento dos lotes residuais de Imposto de Renda 2022, a ampliação da isenção do imposto de renda, os pagamentos do 1º e 2º lotes de Restituição do Imposto de Renda, o pagamento de precatórios e a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS também contribuíram para essa elevação.
De acordo com os dados da Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) registrou queda de 1,75% no semestre. Em junho, todas as regiões pesquisadas registraram deflação nos preços da cesta, que passou de R$ 750,22 em maio para R$ 741,23, um recuo de -1,20%, na média nacional.
Comunicação visual: faça sua loja ser notada
Investir em uma boa campanha pode ajudar na hora de chamar a atenção dos clientes. Usar redes sociais como o Instagram ou o Facebook para divulgar ofertas e promoções especiais para o dia garante que o público saiba que vai encontrar o serviço que procura. Imagens que representam a família, além de divulgar os serviços e produtos, podem criar um sentimento de afinidade e construir laços com os clientes.
Use mídia e comunicação indoor
A Mídia Indoor é uma tecnologia perfeita para varejistas informarem ofertas e interagirem com os clientes no momento que eles estiverem nas lojas e unidades. E para tornar sua comunicação interna mais efetiva, a Tribe Tecnologia desenvolveu o serviço de TV Corporativa, também chamado de Sinalização Digital, que consiste na instalação de aparelhos televisores que ficam distribuídos estrategicamente dentro de empresas ou indústrias.
Previsões
Segundo a Abras, os 13º dos trabalhadores com carteira assinada, o pagamento de três lotes de restituições do Imposto de Renda 2023 somados à manutenção dos programas de transferência de renda, devem refletir positivamente no consumo das famílias. Além disso, o consumo deve ser incentivado por ofertas de datas como o Dia dos Supermercados (11 de novembro), Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo.
Tribe Tecnologia na sua empresa
A Tribe Tecnologia tem se destacado como uma das principais empresas parceiras para as demandas de tecnologia da informação das empresas em Curitiba. Com uma equipe altamente qualificada e comprometida em fornecer soluções personalizadas e eficientes, a empresa tem se tornado referência no mercado de tecnologia na cidade.
Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Atualmente, a empresa atende várias empresas com sedes únicas mas também com diversas filiais ou em rede do tipo franquias de diversos segmentos como alimentação, serviços financeiros, estética e bem-estar.
Desde 2010, a Tribe Tecnologia vem desenvolvendo atendimento e suporte de T.I. para empresas de diversos portes e segmentos nas mais diferentes cidades do Brasil. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.
Com informações Agência Brasil – São Paulo