Sabia que o setor de Educação é um dos mais atacados por hacker?

 em blog, Comunicação, SEGURANÇA TI, SUPORTE TÉCNICO, terceirização

O Check Point Research (CPR) divulgou os dados atualizados sobre as tendências de ataques cibernéticos referentes ao segundo trimestre de 2023. O relatório mostra que houve um aumento de 8% nos ataques cibernéticos semanais globais, com as organizações enfrentando uma média de 1.258 ataques por semana. O setor de Educação/Pesquisa foi o mais atacado, com uma média de 211 ataques por semana. Uma em cada 44 organizações em todo o mundo sofreu um ataque de ransomware toda semana.

Embora o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia no cenário cibernético tenha sido relativamente reduzido nos últimos meses, o cenário de ameaças voltou a um estado de “normalidade”. Esse novo normal é caracterizado por um aumento nos ataques cibernéticos, pois este relatório da CPR revela o uso de novas táticas evasivas, ataques frequentes baseados em hacktivismo e uma enxurrada diária de ransomware direcionado a várias organizações.

Apesar disso, a persistência dessas ameaças destaca a necessidade contínua de maior vigilância e medidas robustas de cibersegurança para neutralizar a natureza implacável e evolutiva dos ataques cibernéticos. Nos últimos meses, os pesquisadores da Check Point Software relataram a descoberta de um APT (Ameaça Persistente Avançada) baseado na China que visava entidades governamentais, um malware oculto que foi detectado por trás de aplicativos de aparência legítima. Eles também descobriram uma nova versão da espionagem chinesa que foi propagada por dispositivos USB e detecção de implantes de firmware maliciosos descobertos em roteadores de Internet. Além disso, os cibercriminosos aproveitaram a mais recente revolução da inteligência artificial e plataformas de bate-papo generativas baseadas em IA, como o ChatGPT4.

Como prevenir o próximo ataque cibernético

Os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns e sofisticados. Para proteger sua organização, é importante adotar uma abordagem proativa à segurança cibernética. Aqui estão algumas dicas:

  • Mantenha sua higiene de segurança cibernética. Isso significa manter seus softwares e sistemas operacionais atualizados, usar senhas fortes e únicas para cada conta e ser cuidadoso ao clicar em links e abrir anexos em e-mails.
  • Aplique patches de segurança. Os patches corrigem vulnerabilidades em seu software que podem ser exploradas por hackers. É importante aplicar patches assim que eles estiverem disponíveis.
  • Segmente sua rede. A segmentação da rede divide sua rede em diferentes segmentos, cada um com seu próprio conjunto de regras de segurança. Isso pode ajudar a impedir que um ataque se espalhe por toda a sua rede.
  • Revise suas políticas de segurança. Suas políticas de segurança devem ser revisadas regularmente para garantir que estejam atualizadas com as últimas ameaças.
  • Realize auditorias de segurança. As auditorias de segurança devem ser realizadas regularmente para identificar e corrigir vulnerabilidades em sua rede.
  • Adote o princípio do privilégio mínimo. O princípio do privilégio mínimo afirma que os usuários devem ter apenas os privilégios necessários para realizar seu trabalho. Isso pode ajudar a proteger sua organização contra ataques por usuários não autorizados.
  • Prefira a prevenção à detecção. A prevenção é melhor do que a cura. É importante investir em tecnologias que ajudem a prevenir ataques, em vez de simplesmente detectá-los e respondê-los.

Tribe Tecnologia na sua empresa

A Tribe Tecnologia tem se destacado como uma das principais empresas parceiras para as demandas de tecnologia da informação das empresas em Curitiba. Com uma equipe altamente qualificada e comprometida em fornecer soluções personalizadas e eficientes, a empresa tem se tornado referência no mercado de tecnologia na cidade.

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Atualmente, a empresa atende várias empresas com sedes únicas mas também com diversas filiais ou em rede do tipo franquias de diversos segmentos como alimentação, serviços financeiros, estética e bem-estar.

Desde 2010, a Tribe Tecnologia vem desenvolvendo atendimento e suporte de T.I. para empresas de diversos portes e segmentos nas mais diferentes cidades do Brasil. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

Com informações da Check Point Research (CPR)
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário