Ainda em junho, Curitiba já tem programação de Natal 2023 anunciada! Sua empresa está pronta?
A data de lançamento do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 foi anunciada na abertura da 27ª Expo Turismo Paraná, nesta quinta-feira (15/6), na Viasoft Experience. Com o tema Encontro de Emoções, os espetáculos acontecem de 22 de novembro a 23 de dezembro e a decoração pode ser vista de 22 de novembro a 7 de janeiro de 2024. Durante 47 dias, a cidade se torna novamente ponto de encontro de todas as emoções. São espetáculos musicais, balés, shows de luzes e uma decoração deslumbrante que conta com mais de 40 árvores de Natal espalhadas pela cidade.
A alegria dos curitibanos e visitantes, o desejo de dias melhores, a felicidade no rosto de artistas e espectadores, a admiração dos visitantes e turistas, a gratidão de poder estar presente se misturam na programação que conquistou um país inteiro. No ano passado, o evento atraiu quase um milhão de espectadores em mais de 40 dias de comemorações. Foram 116 mil turistas e um total de R$ 72,3 milhões gastos no período. A programação completa do Natal de 2023 será divulgada nos próximos meses.
Como começar a se planejar para o Natal
Mas, a quase seis meses para a chegada do Natal, o que a sua empresa deve começar a organizar para ter sucesso na data comemorativa? A seguir, listamos alguns pontos que merecem a sua atenção desde já. Confira:
1 – Canais digitais
Com a chegada da pandemia, a tendência de compra online ganhou ainda mais força. Desde março de 2020, quando as medidas de isolamento e distanciamento começaram a ser aplicadas no país, o comércio virtual cresceu 75%, segundo dados da operadora Mastercard.
Os números revelam que a concorrência online está ainda mais acirrada, e para que a sua empresa consiga se destacar nesse cenário, é fundamental que ela esteja presente nos canais digitais.
Para o Natal deste ano, garanta que a sua empresa esteja cadastrada no Google, com endereço e canais de contato atualizados. Assim, ela poderá ser encontrada com mais facilidade pelos clientes.
Além disso, busque interagir com o público por meio das redes sociais. Como sempre reforçamos, é importante utilizar essa ferramenta para, além de divulgar seus produtos e serviços, compartilhar conteúdo relevante, que reforce a autoridade da sua marca na sua área de atuação. Que tal começar a pensar a partir de agora nas publicações relacionadas ao Natal?
2 – Necessidades e características do público
Para ter sucesso em qualquer época do ano, é preciso estar atento às necessidades e desejos do seu público. Se você quer alcançar melhores resultados com as vendas de Natal, uma dica é observar o comportamento daqueles que já compraram com você no ano passado e entender o que pode ter mudado na rotina desses consumidores. Avalie e registre também o que deu certo e o que poderia ter sido melhor nos anos anteriores.
Para a campanha de Natal deste ano, você deve perguntar quem a sua empresa deseja atingir. Se o seu objetivo for reativar clientes antigos da base, você pode traçar uma estratégia de comunicação dirigida, por uma lista de transmissão no WhatsApp ou até por telefone.
Mas, se a ideia for conquistar novos clientes, é fundamental saber quem é esse potencial cliente e onde você poderá encontrá-lo, para mobilizar os recursos certos e tornar suas ações mais assertivas. Com base nisso, também ficará mais fácil definir o mix de produtos que serão o centro das divulgações da sua empresa na data comemorativa.
3 – Organização logística
Mesmo em períodos econômicos mais delicados, as datas comemorativas tendem a aumentar a demanda dos comércios que promovem ações para a época. Por isso, sua empresa precisa começar a se organizar desde já para lidar com a possibilidade de crescimento expressivo das vendas.
Quando for planejar suas estratégias, lembre-se de considerar todas as questões logísticas para garantir que os produtos serão entregues rapidamente para deixar os clientes satisfeitos. Em um cenário marcado pelo crescimento do comércio online, a busca por soluções ágeis também é cada vez maior, e a sua empresa precisa se adaptar a essa necessidade do público se quiser fidelizar clientes e atrair novos.
4 – Comunicação
Ainda na etapa de planejamento, você precisará definir como será feita a divulgação da sua campanha de Natal. Quais canais de comunicação você pretende utilizar? E-mail marketing ou mídias para a base atual de clientes? Irá investir em propaganda para atrair novos consumidores? Se essa for a sua intenção, quais são os veículos certos para se chegar ao cliente desejado? Essa é uma questão importante e que precisa ser planejada com antecedência.
5 – Diferenciação
Como já mencionamos, com a competitividade do mercado cada vez maior, a sua empresa precisa pensar no que vai fazer para se diferenciar este ano.
Há diversas possibilidades de promoção, como oferecer descontos específicos para uma categoria de produtos, cupons para a loja toda ou para itens individuais, por exemplo. Você já sabe o que a sua empresa vai fazer?
Antes de pensar em reduzir os preços, tenha cautela e lembre-se de considerar sua margem de lucro e outros fatores que podem impactar o custo final para ter certeza de que a sua empresa não sofrerá prejuízo.
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