Páscoa: varejo deve faturar R$ 2,49 bilhões em 2023

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As vendas do varejo voltadas para a Páscoa deverão totalizar R$ 2,49 bilhões em 2023, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Confirmada essa expectativa, o volume de vendas deve apresentar um crescimento de 2,8% em relação a mesma data do ano passado, já descontada a inflação.

O terceiro avanço anual das vendas de Páscoa ainda se insere no contexto de retomada do consumo pós-pandemia. Em 2020, o volume de receitas do varejo registrou o menor patamar de vendas em 10 anos. Assim, apesar do aumento no faturamento real esperado na data neste ano, o montante financeiro gerado deverá ficar 2,7% abaixo do volume observado na data de 2019.

“Gradativamente, a retomada da economia vai se robustecendo e reaquecendo o varejo”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Segundo ele, a Páscoa representa a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo nacional. “A tendência é que as perdas provocadas pela pandemia sejam revertidas a partir da melhoria do contexto macroeconômico”, aponta Tadros.

Crescimento de vendas em Santa Catarina, no Ceará e no Espírito Santo

Em termos regionais, são esperados avanços das vendas nos principais estados, com destaque para a previsão de alta de 7,9% em Santa Catarina, 7% no Ceará e 6,8% no Espírito Santo. Os maiores volumes de faturamento, no entanto, tendem a se concentrar em São Paulo (com R$ 977 milhões), Minas Gerais (R$ 273 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 244 milhões). Juntas, essas três unidades da Federação responderão por 60% do volume financeiro gerado pela Páscoa deste ano.

Bacalhau salgado

“Um indicativo da expectativa do varejo para essa data costuma ser a importação de produtos típicos”, aponta o economista da CNC responsável pela apuração, Fabio Bentes. De acordo com registros da Secretaria de Comércio Exterior, tabulados pela Confederação, foram importadas 2,76 mil toneladas de chocolates, um avanço de 6,5% em relação ao ano passado, mas ainda abaixo das 3 mil toneladas de 2020. Por outro lado, o bacalhau, produto tipicamente importado nesta época do ano, teve recuo de 32,7% no comparativo com a Páscoa de 2022.

Conforme Bentes, a valorização do real compensou parcialmente a alta nos preços internacionais desses produtos. Às vésperas da Páscoa de 2022, a taxa de câmbio era de R$ 5,25 para US$ 1. Atualmente, houve recuo de quase 2% (R$ 5,15 para US$ 1). No entanto, o preço de importação do bacalhau subiu 85,9% e o dos chocolates, 10,9%.

“A queda nas importações do pescado, na contramão do aumento das quantidades importadas de produtos à base de chocolate, é um indício de que o varejo pode estar apostando na melhor saída de produtos mais baratos”, analisa Fabio Bentes. Ele aponta que a cesta de bens e serviços relacionada à Páscoa (chocolates, pescados diversos, bacalhau, bolo, azeite de oliva, refrigerantes, vinhos e alimentação fora de casa) está 8,1% mais cara do que em 2022 por conta do IPCA-15, que está na casa de 5,5%. Os preços dos bolos e chocolates apresentam uma tendência de alta de 15,9% e 13,9% nos últimos doze meses.

Com a chegada da Páscoa, é comum que muitas lojas comecem a pensar em maneiras criativas de atrair seus clientes para aumentar as vendas. Uma forma bastante eficaz de chamar a atenção do público é por meio de telas digitais que exibam vídeos e campanhas de ovos de Páscoa. Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas de layout e arquitetura para lojas com produtos de Páscoa utilizando telas digitais:

  1. Tenha um projeto visual atrativo: É importante que a loja seja planejada para que a exposição dos produtos esteja em harmonia com o projeto visual das telas digitais. A disposição dos produtos na loja deve levar em conta o posicionamento das telas digitais para que haja uma harmonia visual.
  2. Escolha telas de alta qualidade: As telas digitais são um investimento importante e devem ter uma boa resolução e brilho para que as imagens e os vídeos possam ser vistos com clareza pelos clientes. Além disso, é importante que as telas sejam posicionadas em locais estratégicos, como em pontos de maior circulação, para que possam ser vistas por mais pessoas.
  3. Crie vídeos e campanhas criativas: A criatividade é um ponto chave para o sucesso de uma campanha de Páscoa. Crie vídeos que chamem a atenção dos clientes, que sejam divertidos e criativos, e que destaquem os produtos de Páscoa da loja. É importante que os vídeos tenham uma duração adequada, para que não se tornem cansativos.
  4. Invista em interatividade: As telas digitais podem ser uma oportunidade para que a loja crie experiências interativas com seus clientes. Por exemplo, é possível criar jogos interativos que envolvam os produtos de Páscoa da loja, ou até mesmo um quiz que teste o conhecimento dos clientes sobre a data. Essas ações podem ajudar a aumentar a interação do público com a loja e os produtos.
  5. Mantenha a identidade visual da marca: É importante que a identidade visual da loja seja mantida na campanha de Páscoa, para que haja uma conexão entre a campanha e a marca. Utilize as cores e o estilo da marca na criação dos vídeos e na exposição dos produtos, para que os clientes identifiquem facilmente que se trata de uma campanha da loja.

Com essas dicas, a sua loja estará pronta para criar uma campanha de Páscoa de sucesso utilizando telas digitais. Lembre-se sempre de criar uma experiência agradável para os clientes, com uma atmosfera aconchegante e receptiva. Boa sorte e boas vendas!

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