Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de investimentos em tecnologia

 em blog, Comunicação, Economia

Em 2021, a produção mundial de TI apresentou crescimento de 11%. Somente o Brasil apresentou crescimento de 17,4%, atingindo US$ 46,2 bilhões investidos, considerando os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento. As informações são do relatório “Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022”, elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em parceria com a International Data Corporation (IDC). 

Os números colocaram o país na 10ª posição no ranking mundial de investimentos em tecnologia, encabeçado por Estados Unidos, China e Japão nas três primeiras posições, respectivamente. Já em relação ao mercado latino-americano de TI, com US$ 115.3 bilhões em investimentos, considerando os mercados de hardware, software serviços, o Brasil figura na 1ª posição do ranking, com 44% dos investimentos em tecnologia para essa região do globo, à frente de países como México, Colômbia, Argentina e Peru, respectivamente.  

O estudo revelou ainda que das cerca de 29 mil empresas dedicadas ao desenvolvimento e produção de software, distribuição e prestação de serviços no mercado nacional, 67,7% têm como atividade principal o desenvolvimento e produção de software ou prestação de serviços. 

Em relação ao mercado de usuários dos serviços prestados, praticamente 52% é composto por empresas dos setores de finanças, serviços e Telecom, seguidos por indústria e comércio, governo, agroindústria e outros. 

A publicação revelou ainda que a vertical da Indústria apresentou o maior aumento nos investimentos em TI no ano de 2021, com crescimento de 13% na participação. 

Na Região Sul, o Paraná é o 1º colocado no mercado de software 

Se o Brasil como um todo começa a ganhar posição de destaque, a Região Sul do país não foge dessa tendência. O estudo apontou que na evolução da distribuição regional do mercado brasileiro de TI, a Região Sul é a 2ª colocada no ranking, com 13,6% de participação, atrás apenas da região Sudoeste (62,6%) e à frente de Centro-Sul (11,4%), Nordeste (8,9%) e Norte (3,3%). 

Nesse recorte, o Paraná é o 1º da Região Sul no mercado de software (6,32%), seguido por Rio Grande do Sul (5,11%) e Santa Catarina (2,33%), e o 2º no mercado de serviços (5,28%), à frente de Santa Catarina (3,10%) e apenas 0,20 pontos percentuais atrás do Rio Grande do Sul (5,48%). 

“Faz anos que a TI vem se destacando como um setor chave para o sucesso das organizações em um ambiente extremamente competitivo e de âmbito mundial; as áreas que estão impulsionando o setor de TI estão relacionadas ao Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Segurança da Informação”, explica Cleverson Calegari, supervisor da área de educação em Tecnologia da Informação (TI) na unidade Campus da Indústria do Senai Paraná. 

O estudo apontou ainda que, para 40% das empresas consultadas pela IDC no Brasil, a falta de especialistas em suas equipes é um fator crítico. De acordo com a publicação, as dificuldades para atração e retenção de profissionais farão com que 76% das empresas de médio e grande porte busquem serviços especializados e um dos principais desafios dos gestores de TI será ajustar as práticas de segurança para abranger os ambientes de nuvem. 

Além disso, a agilidade e a experiência do cliente continuarão sendo temas centrais nas discussões da área, estimulando a busca por iniciativa e soluções com foco na modernização de processos e aplicações. 

Tribe Tecnologia

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

Com informações do SENAI PR
Postagens Recentes

Deixe um Comentário