Teste grátis: Firewall para sua empresa
No filme Firewall, segurança em risco, Jack Stanfield, interpretado por Harrison Ford, é um alto executivo que desenvolveu um sistema eficiente antifraude para o sistema financeiro. As camadas de proteção tornaram as transações bancárias bastante seguras, mas muitas vezes o problema na ficção e na realidade não são as máquinas, são as pessoas.
O nome do filme lançado em 2006 e dirigido por Richard Loncraine faz referência ao sistema de segurança chamado firewall, uma programação para proteger uma rede de computadores de invasores, hackers e malwares. A combinação de hardware e software permite o controle de acesso, criando filtros e fechando portas.
Muitas vezes os softwares instalados nas máquinas, e os sistemas operacionais apresentam falhas ou de fabricação ou por desatualização. Estas lacunas são chamadas de backdoors ou portas dos fundos, e é por meio delas que hackers conseguem identificar as brechas e invadir os computadores.
Portanto, o firewall é a camada instalada entre um computador e sua conexão com uma rede interna ou com a internet. O software é capaz de filtrar o tráfego de rede, como se fosse um guardião do portal, definindo o que pode passar e o que deve ser bloqueado. Ao identificar potenciais ameaças, o tráfego é interrompido e a transmissão não se realiza.
O firewall pode ser comparado ao ingresso em uma viagem de avião. Para embarcar é preciso chegar com antecedência, apresentar a passagem aérea, se identificar com documentação, despachar bagagem ou pesar a mala de mão. Se todos os critérios forem cumpridos, o passageiro embarca, se não, ele será barrado.
Há dois tipos de funcionamento do firewall para redes de computadores. Um deles estabelece como critério que todo o tráfego é permitido menos o que for identificado como ameaça e, portanto, é bloqueado. O outro, mais restritivo, define que todo o tráfego é bloqueado, a não ser as transmissões previamente autorizadas.
Quais os tipos de firewall
Há diferentes serviços de firewall no mercado, com metodologias diversas, algumas mais rígidas e outras flexíveis. A escolha deve considerar o tamanho e estrutura da rede a ser protegida, as necessidades específicas, a demanda de restrição de tráfego e outros critérios específicos. Mas é importante compreender, pelo menos, os tipos proxy e inspeção de estados.
O tipo proxy é requisitado por grandes redes de computadores e potencialmente intermedia uma rede interna a outra rede externa, como a internet. O serviço é instalado em servidores potentes pois devem ser capazes de lidar com um volume alto de requisições. Este tipo de camada impede a conexão direta, ou seja, todo tráfego passará pelo seu filtro.
O firewall do tipo inspeção de estados funciona na busca de padrões aceitáveis de tráfego de dados para serem utilizados como parâmetro. Ou seja, os critérios de filtragem são desenvolvidos a partir do comportamento da própria rede. Nesta lógica, se acontecer o tráfego em uma porta pouco usual, a conexão automaticamente será bloqueada.
Tribe Tecnologia
Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.