Sobrecarga de tarefas ainda é o principal desafio ao empreendedorismo feminino

 em blog, Comunicação, Consultoria TI

As mulheres permanecem em busca de criar o seu próprio negócio, como forma de alavancar a renda e se tornarem mais independentes. No entanto, manter o negócio no médio e longo prazos é um grande desafio para elas. Essa dificuldade pode ser explicada por uma série de fatores. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas em fevereiro deste ano revelou que a sobrecarga de tarefas domésticas continua sendo muito mais sentida pelas mulheres. Segundo a pesquisa Mulheres Empreendedoras, que ouviu 1.213 entrevistados no estado, 69% das empreendedoras afirmam ser a principal pessoa responsável pelo cuidado da casa, enquanto entre os homens o percentual cai para 31%.

Além disso, quando questionadas se as mulheres têm mais dificuldades para ter um negócio de sucesso do que os homens, a maioria das pessoas entrevistadas (68%) afirmou que não, pois isso independe do gênero. Entretanto, as mulheres têm um olhar mais crítico sobre a questão: 48% percebem que as atividades domésticas e os cuidados com os filhos sobrecarregam as empreendedoras, enquanto os homens empreendedores não têm que assumir tantas funções, podendo se dedicar mais ao negócio. Apenas 24% dos homens compartilham dessa percepção.

De acordo com a pesquisa GEM, a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, em 2021 a taxa de empreendedores iniciais (negócios com até 3,5 anos) era de 54,4% para homens e 45,6% para as mulheres. Já no estágio estabelecido (acima de 3,5 anos), a taxa foi de 68,7% para os homens e de 31,3% para as mulheres.

Desafios à frente do negócio

Um dos fatores que dificulta o sucesso dos negócios geridos por mulheres, segundo a pesquisa com empreendedores em estágio inicial, é a falta de planejamento por parte das empreendedoras: 6 em cada 10 não realizam algum estudo ou plano antes da abertura da empresa. Além disso, 57% das novas empreendedoras afirmam que têm baixo ou nenhum conhecimento sobre gestão de empresas.

Para as mulheres que empreendem

Muitas empreendedoras e empresas enfrentam incertezas na hora de escolher computadores, servidores, hospedagem de dados e outras tecnologias para seus negócios. Ajudar esse público a tomar as melhores decisões é o que busca o programa de consultoria grátis e relacionamento da Tribe Tecnologia lançado em janeiro de 2023. Nessa oportunidade, a Tribe levará GRATUITAMENTE* para a sua empresa todos os conhecimentos e profissional para orientações e levantamentos, afim de proporcionar eficiência e desempenho a partir de rotinas e tecnologias disponíveis. As empresas participantes terão informações de equipe e consultores especializados.

Essa iniciativa da Tribe Tecnologia, reforça o compromisso da empresa em atender as organizações nas demandas de tecnologia da informação afim de otimizar recursos e gerar eficiência a partir da tecnologia e equipamentos sempre atualizados e eficazes, principalmente quando elas estão encabeçadas por mulheres.

Tribe Tecnologia

Somos uma empresa focada na prestação de soluções técnicas em TI, nossos profissionais são constantemente treinados para sempre entregar uma melhor solução para nossos clientes. Sediada em Curitiba e com atendimento a várias empresas e também organizações como governos, estamos prontos e atenta aos avanços da tecnologia e tudo mais que otimize e provoque evolução na rotina e serviços dos parceiros que a Tribe Tecnologia atende.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias
Postagens Recentes

Deixe um Comentário