Cloud backup: como funciona esse serviço e por que é tão importante?

 em Sem categoria

Muitos especialistas dizem que a pandemia acelerou em décadas a transformação digital nos negócios. As empresas estão constantemente expostas ao risco de perda ou ter os dados corrompidos. Hoje em dia, as empresas, de todos os portes, utilizam um número enorme de dados e informações em suas operações. Isso quer dizer que a proteção a esses dados se tornou uma grande prioridade.

Mais e mais organizações estão escolhendo plataformas baseadas em nuvem em vez de construir um servidor físico de recuperação de dados, devido à economia, flexibilidade e escalabilidade sob demanda que essas soluções oferecem.

O cloud backup, se organizado e executado corretamente, pode se tornar um componente inestimável do seu processo de recuperação de desastres.

Como funciona o cloud backup?

O cloud backup é um modelo de armazenamento de informações em que todos os dados podem ser gerenciados e utilizados por qualquer pessoa autorizada em qualquer lugar do mundo.

Geralmente, os sistemas de cloud backup compartilham as seguintes características:

• Os ambientes em nuvem funcionam em regime de autoatendimento, o que significa que o usuário pode obter acesso direto aos recursos baseados em nuvem e usufruir dos serviços integrados sem envolver o provedor de serviços.

• Os ambientes de nuvem são elásticos. Assim, eles podem ser ampliados ou reduzidos dependendo das necessidades do cliente.

• Os recursos baseados em nuvem podem ser acessados ​​pela Internet a qualquer momento.

Importância do cloud backup

Ultimamente, tem havido um aumento acentuado no uso de serviços de cloud backup, principalmente devido aos benefícios que o cloud backup oferece. Veja porque é importante que sua empresa contrate esse serviço.

Custo/benefício

O mercado de serviços de cloud backup é enorme. Assim, você não deve ter problemas para encontrar uma solução adequada ao seu ambiente por um preço razoável, com base nas necessidades do seu negócio e no volume de dados de backup.

Manter os dados fora do local físico

Se ocorrer um acidente, seu backup principal pode ser danificado ou até mesmo destruído sem qualquer chance de recuperação, fazendo com que dados importantes do negócio também sejam perdidos. Ter um serviço de cloud backup evita que situações como essas possam acontecer.

Acesso sob demanda

É possível acessar o cloud backup de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que esteja conectado à internet. Assim, se houver um problema, você pode resolver através do seu laptop ou smartphone (economizando uma viagem de volta ao escritório).

O processo de backup é totalmente automático

Basta configurar os arquivos que deseja copiar e qual será a frequência com que as tarefas de backup precisam ser realizadas. Depois disso, os arquivos do computador são copiados para a nuvem de forma automática e contínua, de acordo com sua programação definida.

 

Acompanhe também nossas redes sociais!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Cybersecurity: Sua empresa está protegida?